Promessa é dívida: fiquei de blogar sobre a palestra do Tas e cá estou eu tentando concatenar algumas informações sobre esse ser por quem tenho profundo respeito.
Tas não é um homem alto, é careca, branco feito uma aspirina. Vestia uma camisa marrom fechada até o pescoço e tênis. Olhando assim, era fácil pensar: que sujeito é esse...? Pois é, basta que ele comece a falar pra gente entender que o que ele tem é mais apaixonante do que o Fulano Who da novela das 8.
Engenheiro formado pela Poli e com o curso de Rádio e TV incompleto na ECA, Tas ficou conhecido em todo o Brasil como o repórter Ernesto Varela. Hoje, todo mundo sabe, apresenta o CQC (http://www.band.com.br/cqc/) e é o próprio mediaman: líder do Twitter no Brasil, Tas tem mais de 103 mil seguidores. Como ele mesmo disse, já pode até abrir uma igreja.
Mas, falando da conversa do Tas no IBMEC SP, mediada por Ricardo Cavallini, só posso dizer que foi curta. Durou mais de 2 horas, mas a impressão foi de que ainda faltava tempo. Tas falou de televisão, adolescentes (experiências próprias divertidíssimas), vídeo cassete (para quem lembrava, foi engraçado), o formato internacional do CQC, e, claro, claríssimo, sobre mídias sociais.
Foi categórico ao dizer que o empresário que estiver fora da internet está fadado ao esquecimento ou ao trabalho dobrado (citou Casas Bahia, que demorou para conectar-se e está penando d-e-m-a-i-s para alcançar seus concorrentes), e do uso da ferramenta pelos funcionários (há que ter bom senso, mas nada de proibir).
Tas respondeu perguntas da platéia e foi interrompido diversas vezes pelo ego do Cavallini (perdão, Ricardo, mas a estrela era o Tas), mas em nenhum momento perdeu o fio da meada. Quando começou a citar o caso Blog Petrobrás, minha companheira foi logo dizendo "é mentira, não foi bem assim". Eu olhei pra ela e pensei: "easy, conhecendo a seriedade da figura, logo ele chegará ao ponto". E foi exatamente isso que aconteceu: ele contou os dois lados e o fechamento da novela.
Coerente, antenadíssimo e moderno, Marcelo Tas proseou sobre um empresário que, após uma palestra, lamentou "meu filho vive isolado no quarto, no computador o dia inteiro". Tas respondeu: "ele está isolado de VOCÊ! E conectado a 120 pessoas em tempo real. Melhor você arrumar um jeito de se aproximar do seu filho...". Sobre isso, Tas completou: se um empreendedor quiser ter sucesso, deve ouvir atentamente a molecada.
Aliás, foi o filho de um político que o salvou de tirarem o CQC do ar. O menino era fã! Aproveitou o momento e falou de Sarney, seu desafeto forever. O dito cujo deita e rola há 40 anos, mesmo tendo sido eleito fora do seu domicílio eleitoral. Sarney é assunto frequente no blog do Tas (http://marcelotas.blog.uol.com.br). E por falar nisso, meu amigo Fabrício blogou hoje sobre o asunto também (http://conspirar.wordpress.com/2009/06/24/atos-secretos-do-senado-faz-tempo/).
Bom, gente, depois de uma semana e um pouco de vinho fica difícil lembrar exatamente o que foi dito, mas uma coisa eu posso garantir com todas as letras do Tas: todos os veículos, virtuais principalmente (e mais ainda as mídias sociais) são irreversivelmente importantes para a comunicação intimista com o consumidor, leitor, simpatizante, desconhecido, whoever. Para Tas, ouvir resume todo o segredo do sucesso. E arrematou: para ouvir direito, faça a pergunta certa. A chance de se deparar com possibilidades inteligentes é descontrolável.
Até breve, Tas.
Tks pela ref, eba!!!
ResponderExcluirVou-me nessa, que tenho mais um FH pra escrever... rsrsrs...
Bjo, e parabéns pela atividade de ontem!!!
Olá Acacia!
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Vou passar mais vezes por aqui.
Beijo,
Fernando Carrara