quarta-feira, 24 de junho de 2009

Olha issoô!


Promessa é dívida: fiquei de blogar sobre a palestra do Tas e cá estou eu tentando concatenar algumas informações sobre esse ser por quem tenho profundo respeito.

Tas não é um homem alto, é careca, branco feito uma aspirina. Vestia uma camisa marrom fechada até o pescoço e tênis. Olhando assim, era fácil pensar: que sujeito é esse...? Pois é, basta que ele comece a falar pra gente entender que o que ele tem é mais apaixonante do que o Fulano Who da novela das 8.

Engenheiro formado pela Poli e com o curso de Rádio e TV incompleto na ECA, Tas ficou conhecido em todo o Brasil como o repórter Ernesto Varela. Hoje, todo mundo sabe, apresenta o CQC (http://www.band.com.br/cqc/) e é o próprio mediaman: líder do Twitter no Brasil, Tas tem mais de 103 mil seguidores. Como ele mesmo disse, já pode até abrir uma igreja.

Mas, falando da conversa do Tas no IBMEC SP, mediada por Ricardo Cavallini, só posso dizer que foi curta. Durou mais de 2 horas, mas a impressão foi de que ainda faltava tempo. Tas falou de televisão, adolescentes (experiências próprias divertidíssimas), vídeo cassete (para quem lembrava, foi engraçado), o formato internacional do CQC, e, claro, claríssimo, sobre mídias sociais.

Foi categórico ao dizer que o empresário que estiver fora da internet está fadado ao esquecimento ou ao trabalho dobrado (citou Casas Bahia, que demorou para conectar-se e está penando d-e-m-a-i-s para alcançar seus concorrentes), e do uso da ferramenta pelos funcionários (há que ter bom senso, mas nada de proibir).

Tas respondeu perguntas da platéia e foi interrompido diversas vezes pelo ego do Cavallini (perdão, Ricardo, mas a estrela era o Tas), mas em nenhum momento perdeu o fio da meada. Quando começou a citar o caso Blog Petrobrás, minha companheira foi logo dizendo "é mentira, não foi bem assim". Eu olhei pra ela e pensei: "easy, conhecendo a seriedade da figura, logo ele chegará ao ponto". E foi exatamente isso que aconteceu: ele contou os dois lados e o fechamento da novela.

Coerente, antenadíssimo e moderno, Marcelo Tas proseou sobre um empresário que, após uma palestra, lamentou "meu filho vive isolado no quarto, no computador o dia inteiro". Tas respondeu: "ele está isolado de VOCÊ! E conectado a 120 pessoas em tempo real. Melhor você arrumar um jeito de se aproximar do seu filho...". Sobre isso, Tas completou: se um empreendedor quiser ter sucesso, deve ouvir atentamente a molecada.

Aliás, foi o filho de um político que o salvou de tirarem o CQC do ar. O menino era fã! Aproveitou o momento e falou de Sarney, seu desafeto forever. O dito cujo deita e rola há 40 anos, mesmo tendo sido eleito fora do seu domicílio eleitoral. Sarney é assunto frequente no blog do Tas (http://marcelotas.blog.uol.com.br). E por falar nisso, meu amigo Fabrício blogou hoje sobre o asunto também (http://conspirar.wordpress.com/2009/06/24/atos-secretos-do-senado-faz-tempo/).

Bom, gente, depois de uma semana e um pouco de vinho fica difícil lembrar exatamente o que foi dito, mas uma coisa eu posso garantir com todas as letras do Tas: todos os veículos, virtuais principalmente (e mais ainda as mídias sociais) são irreversivelmente importantes para a comunicação intimista com o consumidor, leitor, simpatizante, desconhecido, whoever. Para Tas, ouvir resume todo o segredo do sucesso. E arrematou: para ouvir direito, faça a pergunta certa. A chance de se deparar com possibilidades inteligentes é descontrolável.

Até breve, Tas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

SPFW: outro olhar


Gente, as meninas do portal da Cristiana Arcangeli estão fazendo uma cobertura bem bacana do SPFW. Claro que tem muita foto de celebridades e das passarelas, mas o melhor são as curiosidades a respeito da porção "comum" da vida de quem passeia por lá.

Tamirys Collis, por exemplo, escreveu sobre "as maiores felicidades que a moda já rendeu às tops. Hoje, "O que motiva 100 mil pessoas a visitar o SPFW", com depoimentos de visitantes, traz a carinha de quem fica deslumbrado com o mundinho.

Para quem não pode ir à temporada de moda, fotos cuidam de mostrar os detalhes e ambientes do lugar. Tudo com muita leveza e linguagem de uma boa commérage entre amigas. Vale a pena conferir.

http://cristianaarcangeli.com.br

foto do portal Cristiana Arcangeli

domingo, 14 de junho de 2009

Verão 2010


Fotos: elle.abril.com.br

Com o fim da semana de moda no Rio de Janeiro e prestes a ter início o SPFW, o Portal NetBelle combinou algumas tendências e pesquisou novidades no mundo da moda, cabelo e maquiagem. Procuramos a WGSN, líder mundial em pesquisa online para nos ajudar a traçar o futuro do visual verão da mulher 2010 e acompanhamos atentamente o Fashion Rio. O que trouxemos foi democracia e visuais mais naturais, próximos ao dia-a-dia.

A WGSN existe desde 1998 e foi fundada em Londres pelos irmãos Marc e Julian Worth. Presente em 65 países, o site atende nomes ligados à moda como Levi Strauss & Co, Calvin Klein, Guess, mas também possui clientes na área de cosméticos, como L’Oreal e Procter & Gamble. No Brasil, as principais marcas atendidas pela WGSN são Daslu, Arezzo e C&A.

Segundo a pesquisa feita pela WGSN, diferente do guarda-roupa nitidamente mais sóbrio, a maquiagem e os cabelos variam de acordo com quatro estilos básicos:

Esculpido: estilo a base de cores metálicas, marcando cada parte do rosto. Os cabelos são bem repartidos, em tons de caramelo, podendo ser lisos ou encaracolados.

Refinado: clássico, o look pede uma pele lisa, com lábios vermelhos e bem marcados. Já os cabelos são repartidos de lado, presos em coques ou enrolados no topo da cabeça.

Grunge: look natural, com pouca maquiagem e cabelos compridos, levemente bagunçados e lisos.

Fierce: modelo de intenso glamour, com penteados que lembram os anos 1980. A maquiagem é bem marcada, com sombras e batons delineando bem com tons fortes.

Falando de Fashion Rio, o que se viu por lá foi a predominância de cabelos naturais, traçando o fim dos lisos e chapados no verão 2010. O volume voltou com força total e os desfiados garantiram o visual bagunçado, como no desfile de Carlos Tufvesson.

Cabelo preso foi o que não faltou também, principalmente os rabos-de-cavalo e os coques altos e de lado, como no desfile da Totem. As tranças marcaram presença, bem firmes ou mais frouxas, dando um ar de romantismo ao rosto.

Longe de uma ditadura, as grandes semanas de moda apresentam tendências de cores, tecidos e comportamento. Cabe ao consumidor refinar os modelitos e adequar o que foi visto ao estilo de cada um. O que não faltam são opções, sempre haverá quem atenda desde a patricinha comportada até o hippie descolado: a indústria existe para todos. Viva!

www.portalnetbelle.com.br


terça-feira, 9 de junho de 2009

Inoar e o bem social


Ontem a Inoar recebeu jornalistas no Transamérica para falar de seus produtos. Conhecemos melhor a Escova Alemã GHair, o Alisamento Marroquino, o Acelerador de Coloração, a Plástica Marroquina e alguns outros.

Soubemos que a Inoar participou da IBS, feira de Nova Iorque, em abril último. A empresa também abriu filial em Portugal e tem no mercado americano seu maior consumidor externo. Estão prometidas ainda para esse ano uma linha masculina e a Academia Inoar.

Mas, apesar dos benefícios dos produtos e tal, o ponto alto mesmo foi a emoção de Inocência, a dona da marca, ao ser pedida para falar sobre os projetos sociais que adota. O único divulgado pela assessoria de imprensa é o Beleza Solidária, mas, pelo que se ouviu a boca pequena, esse é um dos menores trabalhos que a Inoar desenvolve. Segundo Inocência, a fábrica patrocina sua grande paixão: dar condições a pessoas carentes de terem uma vida digna, com trabalho responsável e proliferador.

Com a ajuda de sua diretora comercial, Inocência mexeu os dedinhos aqui e acolá para facilitar o envio de produtos a quem quisesse começar a revenda e não tinha capital. Também iniciou, com uma única costureira, a fabricação de bolsas, gerando emprego para mais 12 pessoas. Elas hoje confeccionam todas as bolsas que acompanham os produtos. Além disso, Inocência colabora com comunidades indígenas. Haja fôlego, não?

Foi bonito reconhecer naquela empresária o seu compromisso com o social. Não se trata de obrigação, nem de dever, nem de marketing, muito menos de média. O que se via ali era amor compromissado mesmo, indignação quanto às condições que a gente vê por aí todos os dias. A gente vê tanto que acaba banalizando. Mas, tem gente que, como Inocência, procura soluções e encontra caminhos. Abertos e de mão dupla.

Ah, e para concluir o capítulo cabelos do post passado, o finalizador da Schwarzkopf é ma-ra-vi-lho-so. O perfume, então, é de doer de tão bom.

Beijos, até a próxima.

sábado, 6 de junho de 2009

Schwarzkopf e Yellow: novas paixões


Falar de cabelo é uma paixão. Depois de um estrago nas minhas madeixas há 2 anos, eu virei fã cuidadosa de tratamentos, shampoos, condicionadores e afins. Graças à ajuda de toda a família de bons produtos, meus cabelos recuperaram a saúde e me deram um olhar exigente para tudo quanto é novidade do setor.

Outro dia, para corrigir umas luzes que me fizeram e que não fiquei lá muito satisfeita, a Eliene do L'Officiel resolveu mudar tudo: refez as luzes, mas, dessa vez, em todo o cabelo. Longe de ter ficado loira, meu cabelo ganhou luminosidade e ficou natural que só vendo. Eu adorei, achei lindo demais, ando namorando meus fios todos os dias.

Só que luzes, como todo mundo sabe, resseca à beça e haja tratamento em casa para dar continuidade ao que é feito no salão. Pois bem, eu comecei a usar duas excelentes marcas e estou a-m-a-n-d-o os resultados.

Para lavar dia-sim-dia-não, eu uso a linha Bonacure Repair Rescue, da Schwarzkopf, shampoo e condicionador. Meu cabelo fica super-sedoso, macio e com um perfume sem igual. Não indico a quem tem cabelo normal ou oleoso, pode pesar já que a linha é específica para tratar fios agredidos por tintura e outras químicas. Recomendo!

A hidratação em casa, uma vez por semana, fica por conta da Yellow (Alfaparf), com suas ampolas reconstrutoras. Um verdadeiro milagre. A Eliene comentou, inclusive, que gosta que misturar uma ampola dessas na própria tintura, para hidratar enquanto colore e evitar os danos comuns do processo. Vale a dica.

Depois disso, um finalizador (ainda em teste), uma secadinha rápida com ar morno e voilá, pronta para me sentir (mais) feliz.

Semana que vem tem esmaltes e outras delícias femininas, aguardem.

Beijocas, bom final de semana.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Divinas


Com o devido desconto quanto aos exageros e longe de achar que consumo excessivo devolve aquilo que só se encontra na verdade, eu ando fas-ci-na-da com os creminhos, cheiros, texturas e cores que tem sido lançados. O cuidado e a vaidade fazem bem, definitivamente. É coisa de amor consigo mesma, com resultados incrivelmente visíveis.

Na prateleira rosto, eu andei usando o Liftactiv CxP, da Vichy: uma delícia, a pele fica sequinha, iluminada, com aparência saudável e tratada. Não tem filtro solar e, aí, eu acabava pecando. A aplicação do filtro em cima do CxP lambuzava a pele e eu desistia da proteção, um erro, eu sei.

Por isso é que resolvi trocar o produto pelo Redermic, da La Roche (o bom é que não tem traição alguma aqui, continuo L'Oreal). O Redermic é um tratamento diário de preenchimento, tem Madecassoside a 95%, Vitamina C pura a 5% e Ácido Hialurônico, que reforça a hidratação. E, vejam só, tem proteção UVA e UVB!

Presenteei a filha de uma amiga com o NormaDerm, da Vichy, e ela, no auge dos seus 17 anos de turbulência acneica, está adorando. Levou o produto para a dermato aprovar antes de começar a usar e, claro, sinal super-verde. Já foi até à farmácia para garantir o segundo frasco: não quer correr o risco de ficar um dia sem.

E, hoje, no evento da Neutrolab lá naquele assombro de hotel (Emiliano), eu fiquei passada com tanto cheiro bom (Prada, Tommy Hilfiger, Azzaro, Paco Rabanne, Carolina Herrera, e mais alguns), maquiagem bacana (Bourjois, Clarins) e com a imensa disposição do mercado em manter a novidade e a sensação sempre à flor da pele. Essa indústria é incansável mesmo.

Abrindo um parenteses, amei a Clarins e sua base maravilhosa. Nunca nada aderiu tão bem à minha pele, deixando o rosto incrivelmente acetinado, sequinho e protegido (tem filtro solar). A gente conhece muita coisa, tem acesso a lançamentos todo santo dia, mas ainda, e sempre, se impressiona com produtos muito além de bons. Hoje, eles são fantásticos.

Tem bastante coisa programada para esse semestre. Isso quer dizer que assunto não faltará para este bloquinho. Que venham, estamos todos ansiosos :)